Perfume
Inicialmente utilizado como oferenda para os Deuses, o perfume tornou-se popular e com as mulheres orientais, mais precisamente com Cleópatra, que utilizava para perfumar o corpo. As diferenças de pele, estilos e climas, impulsionaram a indústria da perfumaria mundial, abrindo espaço para novas pesquisas que continuam descobrindo soluções mais amplas na fabricação das fragrâncias. Evoluindo, a indústria da perfumaria se renova tanto em gerações de perfumes como de perfumistas.
Famílias Olfativas
As famílias olfativas, classificam as "diferenças de fragrâncias", ou ainda, as super composições. Assim, os perfumes subdividem-se em:
1 - Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
2 - Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
3 - Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
4 - Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
5 - Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
6 - Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos, etc..
7 - Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
8 - Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e mangericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.
Como saber a melhor fragância?
Cada pessoa tem uma característica e por isso existem tantos perfumes. É importante no momento da escolha de uma fragrância que você não deixa outros aromas influenciarem a sua decisão. Se ainda não conhece o perfume ou está pesquisando por novos aromas, peça ao vendedor um “potinho de grãos de café”, que aguçará suas glândulas olfativas, promovendo mais sensibilidade ao sentir os aromas. Para cada experimento, passe pelos grãos de café para um aroma não influenciar o outro. Outra dica é de embebedar um pedaço de papelão com o perfume para você sentir o aroma após a evaporação da fragrância inicial do perfume.
Como escolher o melhor perfume?
Já aconteceu de na loja você achar um perfume divino e com o uso o cheiro ficar completamente diferente? Isso ocorre porque logo que o perfume é aplicado é preciso alguns minutos para as notas de cabeça evaporarem e as notas de coração (o verdadeiro cheiro) se sobressaírem. Uma dica válida é não comprar uma fragrância porque gosta dela em algum conhecido. A química e oleosidade natural da pele reagem com as essências do perfume, fazendo com que ele nunca fique igual de pessoa para a pessoa. Faça uma pré-seleção de, no máximo, seis perfumes para depois prová-los. Aromas de tipos diferentes são mais fáceis de distinguir do que cheiros parecidos. Num curto espaço de tempo, podemos reconhecer cinco ou seis fragrâncias diferentes e só três aromas similares.
O que são notas?
Um perfume é resultado da mistura de 75 a 200 essências, por isso a emissão dos seus odores são divididos em três etapas, as chamadas notas, cada qual com seu tempo de duração:
Notas de cabeça – é a primeira impressão do perfume. Demora cerca de três minutos para evaporar.
Notas de coração – é o verdadeiro cheiro do perfume e se mantêm na pele de cinco a oito horas
Notas de fundo – são as notas que dão corpo ao perfume. Podem durar até 24 horas.
Vale a pena questionar com o vendedor sobre a nota de coração do perfume que você deseja para ter certeza se aquela fragrância realmente o satisfará.
Quais são as características por pele?
Cada pessoa tem a sua própria química baseada nos genes, tipo de pele, cor de cabelo e até mesmo no estilo de vida que leva e no ambiente em que convive. Experimente o perfume em sua própria pele para ver como ele reage com a química do seu corpo. O tipo de pele é uma característica relevante para a escolha de um perfume. Destaquemos a cor do cabelo que, quando natural, caracteriza a cor da pele, por isso podemos dizer que:
Morenas e Negras: a pele morena é geralmente mais oleosa e nela as fragrâncias duram mais. Essências orientais costumam ser as favoritas;
Loiras: peles claras preferem criações multi-florais de longa duração. Geralmente têm a pele seca e nela as fragrâncias evaporam facilmente;
Ruivas: têm a pele muito clara e delicada, incompatíveis com fragrâncias que contenham muitas notas verdes...
Agora já estão prontas para comprar o melhor perfume que combina com voçê...e isso pode fazer toda a diferença!!